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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição; CASTRO, Giselle Faur de e ARAUJO, Roberto Moreira Xavier de. Ensinar, formar, educar e instruir: a linguagem da crise escolar. Ciência educ. [online]. 2006, vol.12, n.02, pp.235-245. ISSN 1516-7313.
A atividade pedagógica tem sido designada por quatro vocábulos básicos: ensinar, formar, educar e instruir. O sentido dessas palavras e a preferência por cada uma delas mudaram significativamente através do tempo, refletindo não só a filosofia escolar da época, mas, também, o estágio de desenvolvimento da sociedade. Um estudo etimológico indica que seus significados originais, extremamente pregnantes, podem ter algo a nos dizer sobre a relação professor - aluno - escola. Apontamos a existência de uma possível relação entre o uso dessas palavras e as concepções filosóficas implícitas na didática das Ciências Físicas, seus impasses, suas crises, sua evolução histórica, com ênfase no caminho que vai do instruir ao educar.
Palavras-chave : Ensinar; Formar; Educar; Instruir; Escola Nova; Reforma do Ensino; Ensino de Física.