Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
RIBEIRO, Ruth Marina Lemos e MARTINS, Isabel. O potencial das narrativas como recurso para o ensino de ciências: uma análise em livros didáticos de física. Ciência educ. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.293-309. ISSN 1516-7313.
Neste artigo discutimos o potencial das narrativas no ensino de Ciências, por meio da análise de quatro versões da história de Arquimedes e a coroa do Rei Hierão, publicadas em livros didáticos de Física. Nossas análises consideraram uma visão ampliada da narrativa como elemento estruturador do pensamento e disseminador da cultura cientifica. Com base em um modelo de análise adaptado da Sociolingüística, discutimos a estrutura e a função de elementos constitutivos do gênero narrativo, estabelecendo como estes elementos permitem a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos. Mediante as análises, argumentamos que as narrativas podem desempenhar importante papel na construção de imagens sobre a ciência e sobre a atividade científica. Neste trabalho, mostramos como estruturas específicas da narrativa cumprem a função de esclarecer e organizar idéias, e como tal organização viabiliza a inclusão das narrativas como mais uma alternativa para o ensino de Ciências.
Palavras-chave : Narrativas; Ensino de Física; Livro Didático; Natureza da Ciência.