Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
BORGES, Marilia Dammski; ARANHA, José Marcelo e SABINO, José. A fotografia de natureza como instrumento para educação ambiental. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.149-161. ISSN 1516-7313.
A visão é um dos sentidos mais importantes nos humanos e, por isso, a fotografia pode ser uma excelente opção para driblar a falta de recursos na educação ambiental, sensibilizando e ensinando por meio de sua informação e beleza. Partindo disso, este trabalho destina-se a estabelecer como a fotografia da natureza instrumentaliza a educação ambiental e contribui no aprendizado de alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram ministradas palestras em metade das turmas escolhidas utilizando fotografias e, em outra metade, sem este recurso. Para testar o aprendizado foram aplicados questionários avaliativos. Nas turmas onde foram utilizadas fotografias, houve aumento significativo nas respostas corretas. Analisando os resultados, concluiu-se que a fotografia da natureza pode ser utilizada com eficácia para diversas faixas etárias e diferentes níveis de ensino como instrumento para a educação ambiental
Palavras-chave : Fotografia; Natureza; Educação Ambiental.