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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
RODRIGUES, Vera Lúcia Gouvêa de Camargo e SFORNI, Marta Sueli de Faria. Análise da apropriação do conceito de volume sob a perspectiva da teoria da atividade. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.03, pp.543-556. ISSN 1516-7313.
De acordo com a Abordagem Histórico-Cultural e a Teoria da Atividade de Leontiev, apropriação de conceitos e desenvolvimento psíquico dos sujeitos são processos interligados. Com a intenção de compreendermos essa relação, desenvolvemos atividades orientadoras de ensino em uma 3ª série do Ensino Fundamental, trabalhando com o conceito de volume para investigar o processo de apropriação conceitual pelos alunos. Observamos que as ações das crianças são reveladoras do seu desenvolvimento psíquico, à medida que evidenciam a utilização dos conceitos geométricos como instrumentos orientadores na busca de soluções diante de situações desafiadoras. A apropriação se revela na mudança da relação do sujeito com o objeto, ou seja, quando ele deixa de agir por tentativa e erro ou repetição mecânica de procedimentos e age mediante reflexão e análise, o que exige mobilização de funções psíquicas superiores.
Palavras-chave : Teoria da Atividade; Conceitos Científicos; Volume; Aprendizagem; Atividade de Ensino.