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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
PIASSI, Luís Paulo. Educação científica no ensino fundamental: os limites dos conceitos de cidadania e inclusão veiculados nos PCN. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.789-805. ISSN 1516-7313.
O objetivo deste trabalho, partindo das considerações sobre cidadania e inclusão apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de ciências, é trazer uma reflexão de tais conceitos em função de referenciais teóricos das pedagogias críticas e de estudos acadêmicos no ambiente escolar. O que se pretende mostrar são os limites relativamente estreitos das concepções apresentadas nesses documentos curriculares, concepções, muitas vezes, aceitas como guia para a transformação do ensino de ciências na direção dos interesses socioculturais dos estudantes. Partindo disso, e considerando estudos acadêmicos realizados em ambiente escolar, procuramos mostrar que a universidade pode ter um papel mais relevante na proposição de mudanças curriculares mais efetivas no sentido de atender às demandas sociais.
Palavras-chave : Cidadania; Inclusão; Parâmetros Curriculares Nacionais; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental.