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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
SOUZA, Karina Aparecida de Freitas Dias de; MATE, Cecília Hanna e PORTO, Paulo Alves. História do uso do livro didático universitário: o caso do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.04, pp.873-886. ISSN 1516-7313.
Os livros didáticos, ao promoverem a circulação de ideias, valores e comportamentos desejados em determinados períodos, constituem importante ferramenta no levantamento da história de uma disciplina. Propõe-se investigar, nesse contexto, qual foi e qual é o papel dos livros didáticos na formação profissional em química, e que lugar eles vêm ocupando na dinâmica das salas de aula, tomando como locus de pesquisa uma importante universidade pública brasileira. Considerando-se fundamentos da história oral, foram entrevistados seis professores, cuja formação e atuação docente ocorreram em diferentes períodos da história da instituição. Os depoimentos sobre o papel do livro didático em suas vidas acadêmicas, como alunos e docentes, permitiram observar diferentes tendências - desde o período em que o ensino de química permaneceu centrado na figura do professor até a recente opção pela adoção de um único livro didático como guia para o desenvolvimento de uma disciplina.
Palavras-chave : Livros didáticos; Universidade; História da educação química.