Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
PEREIRA, Alexsandro Pereira de; OSTERMANN, Fernanda e CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. Um exemplo de “distribuição social da mente” em uma aula de física quântica. Ciência educ. [online]. 2012, vol.18, n.02, pp.257-270. ISSN 1516-7313.
Diversos estudos em psicologia, antropologia e sociologia desenvolveram a concepção na qual a mente é vista como algo que "se estende além da pele". O presente trabalho apresenta, no âmbito do ensino de física quântica, uma investigação sobre a distribuição social da mente a partir da análise de uma atividade desenvolvida com um grupo de graduandos em Física, mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Nossa análise mostrou que, nos debates mais polêmicos, a construção de significados na atividade surgiu por meio de um processo complexo de interanimação de vozes, no qual é impossível determinar quem solucionou o problema, assinalando um ou outro indivíduo isoladamente isto é, foi o grupo, enquanto "sistema", que desempenhou tal função no plano intermental.
Palavras-chave : Abordagem Sociocultural; Ensino de Física Quântica.