SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313

Resumo

CASTRO, Darcy Ribeiro de  e  BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Os conhecimentos alternativos e científicos na área de ciências naturais: uma revisão a partir da literatura internacional. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.01, pp.01-14. ISSN 1516-7313.

Este texto trata dos aspectos teóricos dos conhecimentos alternativos e científicos com crianças em faixa etária entre sete e 11 anos de idade, na área de Ciências Naturais. Deriva de uma dissertação de mestrado que estudou os de conceitos de microrganismos e funções vitais de animais e plantas numa escola cooperativista da cidade de Central, estado da Bahia, em 2009-2010. Neste estudo, organizamos uma síntese das concepções espontâneas e científicas, baseada essencialmente na literatura internacional, para fins de contribuir com a análise de conhecimentos das crianças da referida escola. Os principais aspectos estudados sobre os microrganismos foram a estrutura, tamanho e importância; enquanto, para os animais e plantas, foram consideradas, no estudo, as funções de nutrição, trocas gasosas, respiração e transporte, enfatizando as funções digestórias no ser humano. Discutimos as implicações desse referencial para o planejamento de um ensino para as séries iniciais, destacando o conhecimento biológico da criança.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Animais; Conhecimento Científico; Microrganismo; Séries Iniciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )