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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
CASANOVA, Marcello Paul e ALVES, José Moysés. Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa. Ciência educ. [online]. 2013, vol.19, n.04, pp.823-839. ISSN 1516-7313.
Objetivamos verificar se a frequência, participação e aprendizagem em um projeto de pesquisa estariam relacionados com transformações nas metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências. Realizamos a pesquisa em uma escola pública, numa turma de trinta estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes investigaram os saberes de moradores do município de Benfica-PA, a respeito de plantas medicinais e suas relações com a degradação ambiental. Inicialmente, cerca de 75% da turma apresentou meta aprender e 45% apresentou autoconceito positivo. Ocorreram poucas mudanças nas metas e autoconceitos. A maioria dos estudantes teve frequência alta ou regular. Cerca de metade da turma apresentou participação baixa e aprendizagem insuficiente. O autoconceito positivo esteve associado à meta aprender e a melhores níveis de participação e aprendizagem. Tais resultados são corroborados pela literatura. Entretanto, a compreensão de outros resultados que obtivemos demanda um enfoque interpretativo diferente.
Palavras-chave : Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Planta Medicinal; Motivação; Autoconceito; Ensino e Pesquisa.