Introdução
Tavares (2007) assevera que ambientes multimídia podem propiciar situações que facilitam a construção de significados, na medida em que oferecem, ao aprendiz, ferramentas poderosas, as quais ele pode utilizar numa atividade individual e colaborativa. Para o autor, a informática educativa pode se colocar como uma ferramenta inclusiva ao estender, a um número maior de pessoas, a possibilidade de conseguir visualizar e abranger fenômenos naturais, como é o caso da digestão. Esse entendimento, antes das tecnologias digitais, seria reservado apenas aos estudantes com capacidade de abstração.
No estudo do sistema digestório, pelas características inerentes aos aspectos biológicos do conteúdo, a utilização de objetos de aprendizagem (OAs), sob as formas de animação, simulação ou vídeo, torna o processo da digestão naturalmente complexo, mais próximo do "real" e "mais significativo para o aluno". O uso de OAs possibilita, ainda, uma compreensão detalhada da estrutura e do funcionamento do sistema digestório difícil de ser obtida, por exemplo, com a utilização de um texto ou uma imagem estática do livro didático.
É consenso, entre diversos autores, a necessidade de realizar uma avaliação para fazer a escolha dos OAs apropriados para um determinado processo de ensino e aprendizagem. (BOFF; REATEGUI, 2005; CAMPOS; ROCHA, 1993; ROMERO; ANDRADE; PIETROCOLA, 2009; SOUZA; PEQUENO; CASTRO FILHO, 2006). Todos concordam que os professores devem dedicar uma atenção inicial e criteriosa à avaliação dos OAs, a fim de garantir o melhor aproveitamento desses nas práticas pedagógicas.
Atualmente, vários estudos discutem modelos de produção e avaliação de OAs que visem maximizar sua qualidade pedagógica. Existem diversas metodologias de avaliação de softwares educativos que realizam suas análises focando em fatores distintos (SOUZA; PEQUENO; CASTRO FILHO, 2006), inexistindo, dessa forma, modelos de padronização desses métodos avaliativos. Como os OAs são, na sua maioria, objetos multimídias, consideramos prudente e adequado que nos apoiemos no conceito de aprendizagem multimídia para fazer a avaliação de OAs. Tal conceito, para Mayer (2001), significa aprendizagem por meio de palavras e imagens.
Portanto, a proposta deste trabalho consiste em avaliar OAs digitais relacionados à temática: sistema digestório a partir de alguns princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM), de Mayer (2005).
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