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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
GASTAL, Maria Luiza de Araújo e AVANZI, Maria Rita. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.149-158. ISSN 1516-7313. https://doi.org/10.1590/1516-731320150010010.
O artigo trata da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, à luz das ideias de Larrosa sobre saber da experiência e tendo, como referencial metodológico de pesquisa, as narrativas autobiográficas. As narrativas estudadas foram produzidas em duas disciplinas, e indicam uma autorreflexão dos licenciandos sobre seu percurso de formação desde estudante de Educação Básica até sua vivência no estágio supervisionado. Os elementos que orientam as reflexões aqui desenvolvidas destacam: o papel da subjetividade na formação do professor; o ato de narrar como facilitador de uma autocompreensão; e o papel das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa e formação de professores.
Palavras-chave : Ensino de Biologia; Narrativas autobiográficas; Formação de professores; Reflexão.