Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
FERRUZZI, Elaine Cristina e ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Diálogos em modelagem matemática. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.2, pp.377-394. ISSN 1516-7313. https://doi.org/10.1590/1516-731320150020008.
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa em que investigamos o papel da Modelagem Matemática para o estabelecimento de interações cujas características favorecem a aprendizagem. Diante da importância atribuída à comunicação em atividades de Modelagem Matemática e às interações em sala de aula, investigamos as interações que emergem durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem e procuramos identificar interações classificadas por alguns pesquisadores como sendo aquelas associadas à aprendizagem. As análises que apresentamos indicam que aquelas interações identificadas durante o desenvolvimento das atividades que podem ser caracterizadas como ‘diálogos’ favorecem a aprendizagem dos alunos. Subsidiamos nossas conjecturas na análise de atividades desenvolvidas por um grupo de alunos de um curso de Engenharia Ambiental de uma universidade pública.
Palavras-chave : Educação matemática; Modelagem matemática; Ensino Superior; Diálogo.