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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
ROSO, Caetano Castro e AULER, Décio. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.371-389. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007.
Apresentamos uma análise sobre processos de definição e construção de currículos fundamentados em repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa buscou responder como tem sido a definição e estruturação de currículos em práticas educativas realizadas no campo CTS. Analisamos artigos publicados em revistas brasileiras de Educação em Ciências focalizando práticas educativas efetivadas nesse campo. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise desses artigos. Enquanto referencial, esse esteve constituído de repercussões educacionais de CTS, pressupostos de Paulo Freire e proposições do Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS). Os resultados foram sintetizados em quatro categorias: (i) Currículos Temáticos, (ii) Professores selecionam temas para cumprir listagens de conteúdos, (iii) Não realização da investigação dos temas, e (iv) Focos de colaboração e interdisciplinaridade. Vinculado a essas categorias, identificamos limitações, dentre as quais destacamos: possível esvaziamento de pressupostos freireanos, indícios de um reducionismo metodológico e o consumismo não problematizado.
Palavras-chave : Movimento CTS; Educação em ciências; Currículo; Paulo Freire; Pensamento Latino- Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade.