Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
CARMO, Karlla Vieira do; FERREIRA, Louise Brandes Moura e ARAUJO, Carla Medeiros y. Percepções de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas acerca da observação e do registro da observação na investigação científica a partir de uma sequência didática. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.935-950. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320160040007.
A observação e o registro científicos são habilidades e procedimentos centrais para compreender a Ciência. Entretanto, há carência de materiais para seu ensino no currículo de licenciandos em Ciências Biológicas no Brasil. Esta pesquisa descreve as percepções de um grupo de graduandos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a observação e o registro científicos ao longo do desenvolvimento de uma unidade didática. Dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, fotografias, artefatos da produção discente, áudio e videotapes de atividades em sala de aula. Constatou-se o refinamento das percepções dos estudantes acerca dessas habilidades, caracterizando-as como subjetivas, detalhadas, influenciadas pelos conhecimentos prévios e técnicos do observador assim como por instrumentos. Essas características vão ao encontro dos trabalhos de epistemólogos que definem as observações e os registros como dependentes da formação teórica e prática do cientista que interpreta os fenômenos com base em teorias vigentes.
Palavras-chave : Ensino superior; Ensino de biologia; Investigação científica; Observação.