Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
RODRIGUES, Paulo Henrique e CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Aspectos da prática pedagógica considerados na elaboração de um caso multimídia para formação de professores que ensinam Matemática. Ciência educ. [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.577-595. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320170030003.
Este artigo tem como objetivo discutir aspectos da prática pedagógica, considerados por um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um caso multimídia a ser utilizado na formação de professores que ensinam Matemática (FPEM). Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, cuja análise das informações incidiu sobre as negociações de significados e reflexões compartilhadas pelos membros desse grupo, na elaboração de um caso multimídia, em três empreendimentos: discussão de artigo e elaboração de um framework, discussão de casos multimídia portugueses e estruturação do caso multimídia "Os colares". Para apresentação dos resultados, foi associado o conjunto de aspectos da prática pedagógica, mobilizados por tal grupo, no planejamento e na prática da professora protagonista do caso multimídia "Os colares". Esses aspectos revelam as expectativas do grupo de a exploração de casos multimídia, na FPEM, ser uma oportunidade de construção e desenvolvimento da identidade profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática.
Palavras-chave : Educação matemática; Formação de professores; Ensino de matemática; Prática pedagógica; Multimídia.