Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
ALVES, Rejane de Oliveira e MUNIZ, Cristiano Alberto. Inéditos-viáveis na formação continuada de educadoras matemáticas. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.75-92. Epub 02-Jan-2019. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320190010006.
Resumo: Este artigo resgata o conceito freireano dos inéditos-viáveis e analisa como eles são constituídos por educadoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da formação continuada em serviço. Os inéditos-viáveis, enquanto conceito que favorece a explicitação de processos de aprendizagens matemáticas, remetem à materialização e às produções matemáticas das educadoras da Educação de Jovens e Adultos. Ancorados na pesquisa participante, realizamos círculos de investigação formativos na escola pública, onde desenvolvemos estudos teóricos e práticas envolvendo conhecimentos matemáticos. Alguns resultados da pesquisa foram: produção de significados nos processos de aprender e ensinar, ampliação dos conceitos matemáticos, valorização do papel formativo da matemática em relação à educação política, ética e moral do sujeito e adoção de práxis emancipadora pelas educadoras. Desse modo, concluímos que os inéditos-viáveis foram constituídos quando o coletivo se utilizou de ações (os atos-limite) para superação dos entraves (as situações-limite) nas sessões formativas, permitindo ampliar conceitos na educação matemática.
Palavras-chave : Ensino de matemática; Educação de jovens e adultos; Inéditos-viáveis; Formação continuada do professor.