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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
SOLINO, Ana Paula e SASSERON, Lucia Helena. A significação do problema didático a partir de Potenciais Problemas Significadores: análise de uma aula investigativa. Ciência educ. [online]. 2019, vol.25, n.3, pp.569-587. Epub 27-Set-2019. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030015.
Analisa-se a significação de um problema didático em atividade baseada no Ensino por Investigação. Para isso, buscou-se responder a seguinte questão: de que forma professora e alunos atribuem sentidos e significados a um problema didático trabalhado em aula investigativa? Metodologicamente realizou-se uma pesquisa qualitativa, com dados da videogravação de aula investigativa com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública, posteriormente transcrita e organizada por episódios e cenas. O instrumento de análise foram os elementos significadores da noção de problema em Vigotski. Como resultado destaca-se que a resolução do problema didático pelos alunos teve campo amplo de significações para dar sentido ao problema, enfrentando tensões entre o pensamento cotidiano e o científico, essenciais para a emergência de Potenciais Problemas Significadores. Argumenta-se a favor de que os elementos significadores podem servir como ferramenta pedagógica e analítica para orientar e avaliar o processo de significação em aulas investigativas, a partir do surgimento de novos problemas.
Palavras-chave : Ensino de ciências; Ensino por investigação; Resolução de problemas; Significação de problemas; Ensino fundamental.