Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
MILARE, Tathiane; RICHETTI, Graziela Piccoli e SILVA, Larissa Aparecida Rosendo da. Solução Mineral Milagrosa: um Tema para o Ensino de Química na Perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20005. Epub 13-Maio-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200005.
A solução mineral milagrosa (MMS em inglês) é uma mistura clorada que tem sido divulgada na internet como um medicamento capaz de curar diversas patologias sem oferecer efeitos colaterais. Entretanto, não há estudos científicos que indiquem as qualidades medicinais alegadas, e entidades de diversos países têm alertado sobre os riscos do uso da solução. Um dos objetivos do ensino de química é formar pessoas críticas, que saibam avaliar informações e possam reconhecer fake news. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as potencialidades do uso de situações reais, amplamente disseminadas redes sociais e outras plataformas virtuais, como é o caso do MMS, para o ensino de química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica.
Palavras-chave : Ensino de química; Alfabetização científica; MMS; Fake news; Pseudociência.