Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
PISCHETOLA, Magda e MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga de. Pensamento Sistêmico em Educação e a Perspectiva do Ensino Situado. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20015. Epub 05-Jun-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200015.
Como a complexidade da crise escolar pode ser enfrentada? Como um modelo estático e fechado de conhecimento pode ser superado em favor da abertura, da flexibilidade, da pluralidade e da mudança? Como podemos oferecer soluções não simples para um problema complexo? Neste artigo apresentamos alguns caminhos a seguir na busca de respostas para essas perguntas. A primeira proposta é superarmos a relação dualística entre sujeito e meio ambiente, considerando ambos como parte de um único ecossistema, com base na simbiose entre os respectivos elementos. A segunda proposta é desviar o olhar do ecossistema através de uma abordagem ecológica, para perceber a imersão do sujeito no respectivo ambiente. Por fim, propomos aprofundar as relações existentes no ecossistema, para entender sua estrutura interconectada. Concluindo, abordamos o conceito de ensino situado, como uma aplicação prática das reflexões apresentadas.
Palavras-chave : Pensamento sistêmico; Ecossistema; Meio ambiente escolar; Ensino situado.