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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
ANTUNES, Ettore Paredes; TEIXEIRA, Yana Bárbara da Silva e FERREIRA, Luiz Henrique. A Importância da Atividade Científica: concepções dos produtores de conhecimento químico de uma universidade pública. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20044. Epub 01-Out-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200044.
Este artigo discute a complexidade como um caminho para que produtores de conhecimento entendam a atividade científica e sua importância, não simplificando o processo de investigação através do distanciamento do sujeito, mas refletindo criticamente sobre as ambiguidades que acompanham a Ciência. Essa discussão deu-se a partir de um arcabouço teórico da Sociologia da Ciência e através da análise de respostas a entrevistas realizadas com pós-graduandos e docentes de uma universidade pública federal. Os resultados indicaram a percepção das influências externas na atividade científica, porém há pouca reflexão do que elas representam e o que é realmente a atividade científica. A formação de cientistas revela-se utilitarista, acrítica e não reflexiva acerca da complexidade da Ciência.
Palavras-chave : Ensino superior; Produção intelectual; Produção do conhecimento; Formação científica.