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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
CONCEICAO, Verônica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães e COUTO, Edvaldo Souza. Frankenstein: quando a Ficção Científica questiona a Ciência. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20051. Epub 21-Out-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200051.
Com suporte no romance Frankenstein, de Mary Shelley, o artigo defende a aproximação entre dois campos do saber, o literário e o científico, por meio da narrativa de ficção científica. O objetivo é discutir a relação ficção/Ciência onde a Literatura problematiza a Ciência a partir das relações socioculturais. O método usado foi o da pesquisa bibliográfica, de cunho revisão bibliográfica. Como resultado constatamos que a Ciência pode utilizar-se da Literatura para antever os possíveis desdobramentos sociais de decisões científicas e a ficção científica se singulariza por averbar o direito de indagar a Ciência e os avanços tecnológicos que marcam a existência humana. Concluímos que reconhecer a relação estreita entre ficção e Ciência induz a recolocá-la na condição de potencializadora de reflexão sobre o papel da intervenção científica no mundo.
Palavras-chave : Ciência e literatura; Ficção científica; Pesquisa bibliográfica.