Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
OLIVEIRA, Leandro; SANTOS, Monique; FRANCO, Luiz Gustavo e JUSTI, Rosária. Contextualização no Ensino de Química: conexões estabelecidas por um professor ao discutir uma questão do ENEM em sala de aula. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20062. Epub 03-Nov-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200062.
Neste artigo analisamos como um professor de Química estabeleceu relações intercontextuais junto a estudantes do 3° ano do Ensino Médio enquanto discutia uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio. Para isto, apresentamos e analisamos interações discursivas professor-estudantes que ocorreram durante uma aula, apoiados no constructo intercontextualidade. A mobilização de diferentes níveis contextuais por parte do professor, considerando o discurso dos estudantes, aponta formas de como promover a contextualização na sala de aula a partir da interação. Além disso, discutimos como contextualizar o ensino assumiu significados distintos na prática do professor, o que ampliou as potencialidades do contexto instrucional inicialmente proposto na questão em discussão. Por fim, indicamos implicações da contextualização em interação para a prática pedagógica e contribuições deste estudo para a ampliação da literatura da área de Educação em Ciências.
Palavras-chave : Ensino de química; Intercontextualidade; Contextualização do conteúdo; Interação discursiva.