Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de; LEDERMAN, Norman G. e LEDERMAN, Judith. O Questionário VASI no contexto do Ensino Fundamental II Brasileiro: uma Análise do Entendimento de Estudantes acerca da Investigação Científica. Ciência educ. [online]. 2020, vol.26, e20070. Epub 10-Nov-2020. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320200070.
Pesquisadores em Ensino de Ciências concordam que um melhor entendimento da investigação científica (IC) é um dos principais objetivos da literacia científica. Considerando o cenário brasileiro, no qual o IC vem sendo implementado como proposta para a educação científica baseada na Base Nacional Comum Curricular, o objetivo deste estudo foi avaliar as noções de 169 alunos do Ensino Fundamental II acerca da IC por meio do questionário VASI. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa, e categorizamos as respostas em Ingênuo, Misto e Informado, de acordo com os oito aspectos da IC proposto no questionário inicial. Uma baixa porcentagem das respostas foi considerada como Misto ou Informado. Os resultados corroboram com o argumento de que atividades que priorizam o fazer investigativo não necessariamente levam os estudantes a conhecer a IC. Consideramos que o questionário VASI pode ser aplicado por professores, já que diferentes currículos baseados em investigação estão sendo adotados no Brasil.
Palavras-chave : Investigação científica; Questionário VASI; Atividades investigativas.