Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
SANTANA, Bruno Reis; SILVA, Wagner Rodrigues e FREITAS, Mirella Oliveira. O Show da Luna como Gênero Mediador de Educação Científica. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21003. Epub 17-Mar-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210003.
Este artigo relata uma investigação de natureza documental, realizada no campo de estudos interdisciplinares da Linguística Aplicada. O objeto de pesquisa é a animação O Show da Luna, aqui categorizada como gênero emergente desenho animado científico educativo. O objetivo geral foi discutir as representações de ciência e analisar as funções pedagógicas que a animação pode assumir para mediar práticas e educação científica de crianças, especialmente abrangendo as humanidades como ciência legítima. Focalizou-se a ciência da língua(gem), que perpassa por todas as demais áreas científicas, construindo-as, mediando suas produções e comunicações. Por isso, a pesquisa resultou também na proposição de roteiros alternativos para a animação, visando-se a formação pela pesquisa em língua portuguesa na Educação Infantil.
Palavras-chave : Educação não-formal; Letramento científico; Educação infantil; Educação científica; Desenho de animação.