Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
MACHADO, Juliana e FERNANDES, Bruna Levy Pestana. Concepções de Modelo na Pesquisa em Educação em Ciências: características e tendências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21014. Epub 22-Mar-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210014.
Apesar da onipresença de modelos no ensino de ciências, existem várias concepções diferentes sobre sua natureza na comunidade científica. Procuramos investigar os entendimentos sobre modelos veiculados nas pesquisas recentes em educação em ciências. Para tanto, revisamos artigos publicados sobre modelos e modelagem entre 2010 e 2019. Nossa análise revelou que essas diferentes noções sobre o conceito de modelo podem ser representadas em três tendências principais: Concreto, Construto e Matemático. Além disso, descobrimos que esses estudos são predominantemente de natureza empírica, envolvem referenciais decorrentes principalmente da própria pesquisa em educação científica, mas com considerável influência da Filosofia da Ciência e das ciências cognitivas, e abrangem os domínios da Física, Biologia e Química em frequências relativamente semelhantes, mas decrescendo nesta ordem. Outro resultado deste estudo foi o surgimento de diferentes cenários em relação aos periódicos consultados, revelando a existência de diferentes estilos de pensamento na comunidade de pesquisa em educação em ciências.
Palavras-chave : Modelagem; Educação científica; Filosofia da ciência; Revisão de literatura.