Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
WERLANG, Jair e PEREIRA, Patrícia Barbosa. Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e Currículo: pesquisas, confluências e aproximações. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21016. Epub 20-Abr-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210016.
Este artigo se constrói pelas leituras sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na educação, ideias freireanas, currículo e Educação do Campo. Como principal objetivo, intentamos mostrar confluências e aproximações entre esses temas e suas contribuições às práticas pedagógicas na Educação do Campo. Além dessas leituras, pesquisamos no Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), com objetivo de localizar a presença associada dos temas em trabalhos acadêmicos, destacando contextos, sujeitos e especificidades. Percebemos aspectos convergentes entre os temas e potencial de contribuição para uma educação que valorize a crítica, a autonomia e a participação social. Tais resultados apontam ainda que, embora isoladamente, ideias associadas à Educação do Campo, CTS, Paulo Freire e currículo sejam objetos de estudo em muitos trabalhos, conjugadas, entretanto, mesmo com articulações potentes, encontram-se em poucas pesquisas.
Palavras-chave : Educação do campo; CTS; Paulo Freire; Currículo; Pesquisa acadêmica.