Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
SILVA, Maria Marta da e CEDRO, Wellington Lima. Mudança na Atividade Pedagógica de Professores de Matemática em Formação Inicial a partir da Compreensão do Conteúdo. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21019. Epub 05-Maio-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210019.
Esse artigo tem como objetivo investigar as mudanças causadas na atividade pedagógica de professores de Matemática em formação inicial ao compreenderem o conteúdo matemático como um dos elementos que constituem a sua atividade. Os sujeitos de pesquisa foram dez professores que durante o processo participaram de um experimento formativo que teve a duração de um ano letivo. Dentre os resultados destacamos a compreensão de que os conteúdos devem ser vistos como conjuntos de conhecimentos científicos de uma disciplina, em nosso caso da Matemática e, que são constituídos social e historicamente, objetivando-se como produtos da experiência social e histórica humana, considerados essenciais para a promoção do desenvolvimento do sujeito durante a atividade pedagógica do professor.
Palavras-chave : Formação inicial do professor; Ensino de matemática. Contextualização do conteúdo; Atividades pedagógicas.