Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
CARVALHO, Thabata Rodrigues de e LOPES, Nataly Carvalho. Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21030. Epub 21-Jul-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210030.
Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas.
Palavras-chave : Racismo; Educação CTS; Ensino de ciências; QSC; Problemas socioeducacionais.