Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; RAMOS, Daiany Cristiny e SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. Ensinar e aprender o fazer Modelagem Matemática: uma interpretação semiótica. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21027. Epub 12-Ago-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210027.
Neste artigo investigamos o processo comunicacional estabelecido em um contexto cujo foco é ensinar e aprender o fazer modelagem matemática. Nossas reflexões se fundamentam em um quadro teórico, considerando elementos da semiótica peirceana, associados à análise interpretativa de três episódios relativos a aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática, em um curso de Licenciatura em Matemática. Do ponto de vista semiótico, concluímos que o uso e a produção de signos intermedeiam a conjunção entre enunciador (professor) e objeto (fazer modelagem matemática), bem como entre signos interpretantes e intérpretes (alunos). Desta intermediação decorrem commens (indícios de aprendizagem), como consequência do processo comunicacional evocado no fazer modelagem matemática.
Palavras-chave : Educação matemática; Modelagem matemática; Semiótica; Signos interpretantes.