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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
SILVA, Maria Celia Leme da e CAMARA, Alexsandra. Brincando com a Matemática: apropriações e circulação do método de Froebel no Brasil nas primeiras décadas da República. Ciência educ. [online]. 2021, vol.27, e21055. Epub 26-Out-2021. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320210055.
O presente artigo tem por objetivo analisar as apropriações do método de Froebel no que diz respeito ao ensino de matemática e a sua circulação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Como fonte de pesquisa, examina-se o método de Froebel, presente no Manual de Menezes Vieira e na Revista do Jardim de Infância, ambas publicadas no século 19 e sua circulação e apropriação. Identifica-se a proximidade do Brasil com estudos sobre o método froebeliano advindos da Europa e dos Estados Unidos por meio de apropriações desenvolvidas em Jardins de Infância. As análises indicam que os dons de Froebel podem ser considerados objetos manipuláveis com intencionalidade educativa. Conclui-se que a história da educação matemática no Brasil precisa revisitar a Educação Infantil, possibilitando novas discussões e práticas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas.
Palavras-chave : Ensino de matemática; Jardim de infância; Método Froebel; Modelo pedagógico.