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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
CARNEIRO, Celso Dal Ré; BARBOSA, Ronaldo; AMENDOLA, Danilo Furlan e BARBOSA, Isabella Nogueira Bittar de Castilho. Duas décadas de aprendizado no Projeto Geo-Escola: uma jornada para inserir Geociências nas escolas. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22007. Epub 19-Maio-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220007.
Desde 2000 o projeto Geo-Escola reúne módulos regionais interdisciplinares que produzem, aplicam e avaliam material didático digital, buscando promover insights de inovação nos docentes. Em 20 anos, apesar da mudança radical da tecnologia e do acesso a ela, consolidouse um modelo de cooperação escola-universidade que envolve cuidadosa seleção de tópicos, temas e recursos didáticos. Identificaram-se questões metodológicas significativas e ao menos um impasse: o ensino escolar não obteve ganhos em inovação, apesar do pesado investimento em equipamentos e softwares. Este artigo analisa sucessos e insucessos, erros e acertos do projeto, cujo material experimental explora o potencial cognitivo das Ciências da Terra, inspirando docentes de educação básica a explorar o raciocínio geológico e os conceitos das Geociências para melhorar o desempenho e contextualizar o aprendizado. Os módulos em andamento exploram abordagens novas, revelando o principal benefício da iniciativa: explorar Geociências a partir da realidade local e, assim, despertar o interesse dos estudantes e da comunidade.
Palavras-chave : Ensino de Geociências; Educação básica; Didática; Base nacional comum curricular.