Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
SANTOS, Marcos Miranda e SA-SILVA, Jackson Ronie. Oficinas de ciência e tecnologia como estratégia pedagógica para a educação científica de estudantes do ensino fundamental. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22035. Epub 15-Set-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220035.
Este estudo visa analisar a eficiência de oficinas científicas e, consequentemente, da pedagogia investigativa na aprendizagem de estudantes do ensino fundamental. O desempenho de 20 participantes de oficinas de ciências foi avaliado durante o desenvolvimento de 24 projetos de ciências no segundo semestre de 2019. A pontuação de cada um deles foi submetida a análise estatística para verificar diferenças significativas entre os meses. Observou-se que o desempenho dos estudantes aumentou significativamente entre o primeiro e último mês da oficina. As oficinas geraram conhecimentos que, de forma espectral e capilar, são socializados com outros sujeitos por meio dos discursos dos participantes. Assim, constroem-se novas possibilidades de educar pela pesquisa, enquanto são desconstruídos representações e conceitos enviesados, como aqueles atualmente disseminados pela lógica negacionista que tem se instalado na sociedade.
Palavras-chave : Ensino fundamental; Educação científica; Educação pela pesquisa; Técnica de aprendizagem.