Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
FIORESI, Claudia Almeida e SILVA, Henrique César da. Ciência popular, divulgação científica e Educação em Ciências: elementos da circulação e textualização de conhecimentos científicos. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22049. Epub 28-Out-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220049.
Neste artigo apresentamos um modelo teórico que toma a Divulgação Científica como parte de um processo amplo de produção, circulação e textualização do conhecimento científico. Assim, realizamos uma articulação entre Ludwick Fleck, um autor do campo da epistemologia, e Authier-Revuz, uma autora do campo da linguagem. Com Fleck buscamos compreender as características textuais e papéis epistemológicos de diferentes textos na produção dos fatos científicos, aprofundando sua noção de ciência popular. Com Authier-Revuz, destacamos aspectos sobre um ponto de vista discursivo para a Divulgação Científica. Nossa perspectiva critica visões unidirecionais sobre a Divulgação da Ciência e destaca o papel constitutivo desse tipo de textualização na produção e manutenção dos conhecimentos científicos, em movimentos bidirecionais entre ciência e público. Essa articulação teórica se mostrou profícua para refletir sobre aspectos da Divulgação Científica, o lugar que ocupa, social e epistemologicamente, na produção da ciência, e para derivar implicações para a Educação Científica.
Palavras-chave : Divulgação científica; Conhecimento científico; Ludwik Fleck; Teoria do conhecimento; Popularização da ciência.