Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; TAMBARUSSI, Carla Melli e KLUBER, Tiago Emanuel. A colaboração em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática. Ciência educ. [online]. 2022, vol.28, e22055. Epub 17-Nov-2022. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320220055.
Interrogamos o que se mostra da colaboração nas dissertações e na tese desenvolvidas em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Assumindo a postura fenomenológica de investigação, focam-se seis dissertações e uma tese produzidas por professores que integram uma formação continuada em Modelagem, a qual é a mais longeva no âmbito da extensão e pesquisa brasileira sobre o tema. A análise fenomenológica-hermenêutica das duas categorias que se abriram deste estudo revelou que o modo de o sujeito se ver e se colocar no grupo é que abre o espaço para a colaboração. Estar em, estar com, estar no, são todos modos específicos que cada um tem de se colocar no âmbito coletivo, frente a mais alguém.
Palavras-chave : Ensino de matemática; Modelagem matemática; Formação continuada do professor; Filosofia da educação matemática; Práticas colaborativas.