Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X
Resumo
SOUSA, Maria Izabel Barbosa de e FARIAS, Sidilene Aquino de. Currículo de formação inicial de professores de Matemática e a construção do repertório profissional. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23042. Epub 20-Set-2023. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320230042.
Diante das demandas socioculturais que perpassam pela Educação, a formação e a prática pedagógica do professor de Matemática precisam ser reavaliadas constantemente, questionando-se os conhecimentos necessários para atualizar esse profissional. Nesse contexto, o objetivo deste estudo consistiu-se em analisar a mobilização de conhecimentos docentes, à luz do Modelo de Formação de Professores de Lee Shulman, nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática de três Instituições de Educação Superior públicas localizadas na Região Norte do Brasil. Para tanto, realizou-se a Análise Documental dos Projetos Pedagógicos de Curso e das Matrizes Curriculares, mediante Análise Textual Discursiva. Os resultados sinalizam que os documentos integraram conhecimentos específicos, didático-pedagógicos, socioculturais e histórico-filosóficos em suas propostas, perspectiva que tangencia as categorias do construto de Shulman e estimula a construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Nesse aspecto, esses cursos propõem uma formação docente com vistas ao enfrentamento de situações adversas que emergem da prática pedagógica escolar.
Palavras-chave : Formação inicial do professor; Ensino de matemática; Avaliação do currículo; Ensino superior; Prática pedagógica.