Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Pesquisa
versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634
Resumo
CONTE, Elaine e CARDOSO, Cristiele Borges dos Santos. Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol.48, e257250. Epub 27-Out-2022. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248257250por.
O trabalho discute ações com mini-histórias no cotidiano pedagógico sob a perspectiva de situações empíricas e narrativas de professores da Educação Infantil. Trata-se de investigar, a partir da análise de algumas experiências propostas por meio de um curso de extensão, de que forma é possível sustentar um processo formativo mediado por mini-histórias. O texto relata algumas experiências desenvolvidas entre 2017 a 2020 voltadas para práticas com mini-histórias na Educação Infantil. Discute, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas de mini-histórias na criação de registros éticos, estéticos e formativos. As mini-histórias se configuram como formas de fazer, ver, ser e narrar o cotidiano infantil, além de servir à documentação pedagógica, partindo da experiência sensível de aprender com as crianças. A construção de relações pedagógicas por meio de mini-histórias, a partir das referências e contradições em tempos de pandemia, fez emergir o desenvolvimento humano com valores e experiências próprias da cultura da infância. Os resultados da avaliação conjunta das propostas realçam o desconhecimento dessa forma de comunicação na Educação Infantil, conjugando o inédito viável.
Palavras-chave : Mini-histórias; Educação infantil; Pesquisa-formação; Documentação; Experiências.