SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50Professores e seus estudos: biblioteca, livros e leituras na Escola Normal de São Paulo (século XIX)La ficción literaria en la construcción de la identidad docente1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

ADRIAO, Theresa; DRABACH, Nadia; GARCIA, Teise  e  SANTOS, Maria José Masé B. dos. O filantrocapitalismo e a terceira geração da privatização da educação paulista. Educ. Pesqui. [online]. 2024, vol.50, e262306.  Epub 22-Maio-2024. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202450262306.

Este artigo caracteriza a terceira geração da privatização da educação paulista, compreendida como resultado da incidência articulada de atores privados de base empresarial, organizados de forma sistêmica e institucional O sentido do processo apoia-se em Belfield e Levin ( 2002 ) e pressupõe a transferência de atividades e responsabilidades do governo estadual paulista para organizações privadas sobre três dimensões da política da educação: currículo, oferta educacional e gestão educativa (Adrião, 2018 ). O artigo compreende o período correspondente à vigência do formato original do Programa Compromisso São Paulo pela Educação, de 2011 a 2018, e analisa longitudinalmente as consequências do Programa Educação Integral (PEI) em dezesseis escolas piloto. Os dados derivam de pesquisa documental em páginas da web, documentos oficiais e bancos de dados. Os resultados indicam que: não há dados públicos sobre os programas analisados; o PEI não alterou condições de oferta ou impactou profundamente escolas que, em sua maioria, já estavam acima da média das demais; e a instalação da gestão corporativa da educação exercida por associações privadas foi capitaneada por filantrocapitalistas, que passaram a exigir retornos e evidências dos resultados de seus investimentos privados, condição que se contrapõe à gestão democrática da educação.

Palavras-chave : Filantrocapitalismo; Privatização; Educação básica; Terceira geração; São Paulo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )