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Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993
Resumo
RIPPEL, Valderice Cecília Limberger. A avaliação no projeto correção de fluxo: sob a ótica dos docentes e estudantes. Educ. Puc. [online]. 2008, n.25, pp.75-86. ISSN 1519-3993.
O intuito deste estudo é discutir a avaliação realizada no Projeto Correção de Fluxo desenvolvido no estado do Paraná. Busca-se analisar as vantagens e limites sob a ótica dos egressos e dos docentes que participaram do programa. Salienta-se que é imprescindível discutir essa temática, de vez que, nos projetos dessa natureza, ciclos, progressão continuada, classes de aceleração a avaliação assumem centralidade quando o foco em pauta deveria ser a qualidade da educação. Alerta-se que é imperativo proporcionar aos docentes subsídio teórico sobre avaliação, pois apenas retirar a avaliação formal para evitar a retenção/exclusão não garante a aprendizagem/ inclusão dos estudantes.
Palavras-chave : Avaliação; Ensino/Aprendizagem; Classes de Aceleração.