Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993
Resumo
ARENA, Adriana Pastorello Buim. Leitor-autor: o sujeito construtor de sentido. Educ. Puc. [online]. 2009, n.26, pp.19-28. ISSN 1519-3993.
Diversas formas de ler e escrever foram geradas pelo homem no decorrer da história e continuam em constante processo de transformação, porque os homens criam instrumentos e realizam representações que são mediadoras de significados em cada época e cultura. O homem criou um novo suporte de texto, o hipertexto, que provocou mudanças no meio social. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir como a tecnologia pode transformar o modo de operar e de pensar do leitor do século XXI, diluindo fronteiras rígidas entre autor e leitor que tradicionalmente são entendidos como opostos.
Palavras-chave : Hipertexto; Linguagem; Sujeito Leitor-Autor.