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Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993
Resumo
INOUE, Leila Maria. Modelo cultural de formação docente: a Revista de Educação (1921-1923). Educ. Puc. [online]. 2010, n.28, pp.33-44. ISSN 1519-3993.
Neste artigo, foi analisada a Revista de Educação publicada pelos professores da antiga Escola Normal de Piracicaba (SP) entre 1921 e 1923, com o objetivo de compreender, por meio da análise do ciclo de vida, da materialidade e do conteúdo do periódico, como os professores estavam sendo formados nesse período. Esta pesquisa foi realizada sob a perspectiva da História Cultural, baseada em Roger Chartier. Esse referencial toma o impresso em sua materialidade de objeto cultural, preocupando-se com as práticas que o produzem e os usos que são feitos dele. Como considerações finais, verifico que a Revista de Educação funciona como estratégia editorial, como suporte material das práticas escolares e como dispositivo de normatização pedagógica, que tinha por objetivo formar o professor primário com a divulgação das ideias educacionais propostas pela Reforma Sampaio Dória, e que as temáticas e o conjunto de saberes abordados pelos artigos formavam um modelo cultural de formação docente.
Palavras-chave : Cultura Escolar; Formação de Professores; Revista de Educação.