Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993
Resumo
NACARATO, Adair Mendes e PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.285-299. ISSN 1519-3993.
A pesquisa analisada neste texto foi produzida num contexto institucional de um curso de Pedagogia na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática, no qual as graduandas, futuras professoras que ensinam matemática, produziram diferentes escritas de si, dentre as quais elegeu-se para análise a autobiografia produzida no início do curso. O olhar centrou-se nas vivências e nas representações dessas graduandas em relação à matemática escolar. Embora a maioria tenha frequentado a escola básica após as reformas curriculares da década de 1980, as futuras docentes ainda trazem lembranças de práticas tecnicistas de ensino de matemática, muitas com marcas negativas referentes à matemática, principalmente decorrentes das relações com os professores.
Palavras-chave : Ensino de Matemática; Escritas de Si; Pesquisa-Formação.