Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993
Resumo
SOARES, Raquel Pereira e ARENA, Adriana Pastorello Buim. A escrita de lidena alfabetização. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.81-93. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.1590/edpuc20n201502.
O tema proposto para esta reflexão aborda o ensino da escrita e da leitura a partir de um gênero textual, a notícia, mais especificamente uma de suas partes constituintes: o lide. O artigo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de produções escritas de quatro duplas de crianças entre seis e oito anos matriculadas no segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012, durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. Ao propor às crianças a escrita do lide, foi possível perceber que, além de se envolverem na prática da escrita dos textos, conseguiram produzir com autonomia uma parte da estrutura composicional do gênero notícia. A escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita e a convivência social.
Palavras-chave : Ação docente; Aprendizagem da escrita; Prática pedagógica; Trabalho em duplas..