Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993
Resumo
OLIVEIRA, Lilian Tatiane Candia de. Educação e cidadania no Brasil: exploração e recorrências. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.167-175. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.1590/edpuc20n201509.
Este estudo intenta evidenciar, a partir da literatura especializada, como a cidadania foi privilegiada no Brasil ao longo do tempo e nas normativas educacionais contemporâneas que pressupõem a formação para o exercício da cidadania. O texto foi dividido em três eixos: (a) educação e cidadania: contexto histórico, (b) cidadania no contexto democrático e (c) cidadania multifacetada e normativas educacionais, e, por fim, expõe as considerações finais. A discussão textual evidencia que os debates contemporâneos apresentam distintas compreensões sobre o termo que afeta diretamente a formação para o exercício da cidadania conforme preconizado pela legislação vigente.
Palavras-chave : Cidadania; Cidadania no Brasil; História da cidadania; Política educacional..