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Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993
Resumo
REZENDE JUNIOR, Luiz Nolasco de e SA, Antônio Villar Marques de. O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.221-229. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.5965/151939932112016013.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivo de construir uma proposta interventiva lúdica, tendo o xadrez como ferramenta de aprendizagem em aulas de produção de texto para o desenvolvimento de competências ligadas à habilidade escrita e à construção de novos projetos de vida. O estudo envolveu 32 adolescentes que cumpriam medida de internação em uma unidade socioeducativa. Os dados foram obtidos por diário de campo e análise de conteúdo das redações e rodas de conversa. Durante 13 encontros semanais, os adolescentes aprenderam e jogaram xadrez, produziram textos e reflexões a partir de metáforas enxadrísticas associadas às suas realidades e que resultaram no incentivo dos sujeitos à aprendizagem, socialização, cognição e afetividade pela presença do lúdico; na diminuição da resistência em produzir textos, apesar do não domínio da habilidade escrita; e na construção coletiva de uma ação interventiva diferenciada dos projetos de vida que levaram ao cumprimento de medida restritiva de liberdade.
Palavras-chave : Afetividade; Integração social e educação; Jogos; Processo ensino-aprendizagem; Valores educacionais..