SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de PedagogiaEnxameação ao infinito como uma prática revolucionária: desejo nas escolas, a produção de singularidades e de potência de agir índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

REZENDE JUNIOR, Luiz Nolasco de  e  SA, Antônio Villar Marques de. O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativo. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.221-229. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016013.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivo de construir uma proposta interventiva lúdica, tendo o xadrez como ferramenta de aprendizagem em aulas de produção de texto para o desenvolvimento de competências ligadas à habilidade escrita e à construção de novos projetos de vida. O estudo envolveu 32 adolescentes que cumpriam medida de internação em uma unidade socioeducativa. Os dados foram obtidos por diário de campo e análise de conteúdo das redações e rodas de conversa. Durante 13 encontros semanais, os adolescentes aprenderam e jogaram xadrez, produziram textos e reflexões a partir de metáforas enxadrísticas associadas às suas realidades e que resultaram no incentivo dos sujeitos à aprendizagem, socialização, cognição e afetividade pela presença do lúdico; na diminuição da resistência em produzir textos, apesar do não domínio da habilidade escrita; e na construção coletiva de uma ação interventiva diferenciada dos projetos de vida que levaram ao cumprimento de medida restritiva de liberdade.

Palavras-chave : Afetividade; Integração social e educação; Jogos; Processo ensino-aprendizagem; Valores educacionais..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )