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Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993
Resumo
MEDEIROS, Marilu Fontoura de. Enxameação ao infinito como uma prática revolucionária: desejo nas escolas, a produção de singularidades e de potência de agir. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.231-241. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.5965/151939932112016012.
Este artigo explora a produção do desejo, embebido pelas defesas de Deleuze e Guattari em experimentação em uma Rede Municipal de Ensino ao longo de quatro anos. Nela encontrou-se o desejo como produção, como potência, como criação. Marca a proposta de um processo revolucionário, nômade, que se instaurou nas escolas em seus múltiplos espaços-tempo, se enxameou a partir de lutas pontuais, que resultou na singularidade, na potência e na ausência de busca de totalidade ou de unidade despotencializadora em cada escola de uma Rede Municipal de Ensino, em experimentações com seus cerca de 60 mil alunos, quase 5 mil professores e funcionários, e que não são regidos nem do ponto de vista ideológico, nem da dominação partidária ou, sequer, da lógica de mercado da lei, do contrato ou da instituição.
Palavras-chave : Produção de desejo como criação; Potência de agir; Singularidades; Educação e liberdade..