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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

SILVA, Bruna Emilyn da; FERREIRA, Adriano Charles  e  ROSSO, Ademir José. As representações sociais de professoras da Educação Infantil em relação ao desgaste docente. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215109. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5109.

O artigo discute, pelo viés da teoria das representações sociais, especificamente as abordagens dimensional e estrutural, as representações sociais de professoras da Educação Infantil sobre as condições de trabalho que ocasionam desgaste docente. As informações foram coletadas a partir de questionário (n=116) respondido por professoras da Educação Infantil na cidade de Ponta Grossa (Paraná). As análises foram realizadas com o apoio dos softwares Evoc, Simi e Alceste, além de ter sido feita uma análise de conteúdo. Verificou-se que a maior procedência dos elementos constituintes de desgaste são: (a) as condições físicas e materiais do trabalho; (b) a estrutura e funcionamento da Educação Infantil, a qual carece de investimentos para melhorar as condições de trabalho e (c) a falta de professoras como fator que revela a Educação Infantil como etapa secundária em relação aos significados da docência.

Palavras-chave : Condições de trabalho docente; Docência. Educação na primeira infância; Mal-estar.

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