SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Rede social na internet: apoio para formação continuada de professores de matemáticaPerspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

GOMES, Conceição Malhó  e  PESSOA, Teresa. A presença pedagógica num ambiente online criado na rede social Facebook. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.02, pp.60-70. ISSN 1646-933X.

O presente texto relata um estudo realizado na rede social Facebook, mais precisamente no Grupo “Momentos na vida de um professor”, especificamente criado para o efeito, no qual é analisada a presença do supervisor num ambiente online e o modo como o comportamento de tutoria influencia a dinâmica da comunidade. Neste artigo será apresentada parte da investigação eminentemente interpretativa e descritiva, centrada na descrição e reflexão sobre as implicações da presença pedagógica do supervisor do referido Grupo na conceção e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem em ambiente online. A base da nossa investigação assenta no modelo teórico de comunidade de aprendizagem de Garrison, Anderson & Archer (2000) de acordo com o qual aferimos a presença pedagógica do supervisor do referido Grupo constituído como espaço virtual de comportamentos de supervisão O diagnóstico e compreensão da presença pedagógica teve como suporte de recolha de dados a versão portuguesa do Community of Inquiry Survey Instrument da autoria de Garrison et al., traduzida para o efeito pela primeira autora (PA). A análise e discussão de resultados do estudo apresentam uma perspetiva reflexiva sobre a importância da presença pedagógica em potenciais comunidades desta natureza e com propósitos semelhantes e mostram-nos que, no que concerne à temática da supervisão pedagógica em comunidades virtuais de aprendizagem, existe um caminho, embora pouco explorado entre nós, que pode ser percorrido na área das redes sociais desenvolvidas online.

Palavras-chave : Comunidade de Aprendizagem; Presença Pedagógica; Supervisor/Tutor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )