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Educação, Formação e Tecnologias
versão On-line ISSN 1646-933X
Resumo
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.01, pp.35-51. ISSN 1646-933X.
A partir do entendimento de Mikhail Bakthin (2010), para o qual a linguagem carrega em si o conjunto de valores que a permeia, este artigo problematiza as definições da tecnologia podcast em sua área de estudos educativos de modo a levantar a existência de valores em comum associados a tais definições, analisando se estes se relacionam com referenciais educativos contemporâneos, representados pela concepção progressista de Paulo Freire (1971). Posteriormente, será caracterizada a natureza educativa da tecnologia em foco de modo a, partindo dos quesitos levantados, elaborar-se o objetivo central deste estudo: a construção de uma definição para o podcast coerente com o referencial educacional elencado. Aproveitando-se das exposições do filósofo Andrew Feenberg (2003) e elencando critérios de privilégio ao uso humano dos objetos tecnológicos nessa área, a definição proposta terá como alicerce a consideração conceitual da tecnologia na educação, vista e definida em razão de seu “fazer humano”, e não de suas características técnicas. A partir da conceituação constituída, o podcast será contraposto ao rádio, de modo a desvelar as particularidades de ambas tecnologias a fim de, caracterizando a natureza específica do podcast, verificar-se a validade da definição oferecida.
Palavras-chave : Podcast; Tecnologia Educacional; Oralidade Digital; Rádio Educativo; Definição.