Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação, Formação e Tecnologias
versão On-line ISSN 1646-933X
Resumo
TEIXEIRA, António; MOTA, José; MORGADO, Lina e SPILKER, Maria João. iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs). Educ. Form. Tecnol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp.4-12. ISSN 1646-933X. https://doi.org/10.1646‐933X-v8n1201501060004.
A introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal.
Palavras-chave : MOOC; Modelo Pedagógico Virtual; iMOOC; Educação Aberta; Pedagogia Online.