Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação, Formação e Tecnologias
versão On-line ISSN 1646-933X
Resumo
FIGUEIREDO, Etelvira Maria Querido e CARDOSO, Eduardo Luís. Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.02, pp.50-60. ISSN 1646-933X.
A construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.
Palavras-chave : Aprendizagem; Blogue; Ensino; Língua Inglesa; TIC.